Como proteger os nossos Oceanos

Os mares, rios e oceanos cobrem aproximadamente 71% do planeta terra e são responsáveis por mais de 50% do nosso oxigénio. Proteger e conservar este bem natural é um dever de todos nós.

 

Diminua a sua pegada ecológica

Pegada ecológica é a quantidade de recursos naturais do planeta que usamos para elaborar os nossos bens de consumo e serviços. Há pequenas mudanças que todos nós podemos fazer no nosso dia-a-dia para reduzir este nosso impacto no planeta. Opte por comprar produtos locais, reutilize os sacos das compras, faça a reciclagem, não deite comida fora, reduza o consumo de carne, diminua o consumo de água e luz, use transportes públicos e reduza o consumo de vestuário.

 

Compre peixe e marisco sustentável

Nos dias de hoje devido ao aumento da população mundial há cada vez mais diminuição das populações marinhas. Várias espécies já se extinguiram e inúmeras estão em risco de extinção por causa da pesca excessiva e da perda de habitats marinhos. Ao comprar peixe e marisco tente reduzir o consumo de espécies sobre-exploradas e procure sempre produtos com símbolos de sustentabilidade.

 

Reduza o consumo de plásticos

“A nova espécie dos oceanos: o Plástico!” Uma frase que é dita em forma de brincadeira por pessoas que trabalham e vivem ao pé do mar mas que é a mais pura das verdades. Toneladas de plástico vão parar ao oceano todos os dias e nem todo ele o podemos ver, estima-se que o plástico nas chamadas ilhas de lixo e nas praias faça apenas 30% do plástico total dos oceanos. Use jarros para filtrar a água em vez de comprar garrafas de plástico, opte por sacos de pano, guarde os alimentos em recipientes reutilizáveis e quando fizer encomendas escolha embalagens sustentáveis.

 

Evite produtos nocivos

Alguns produtos químicos causam muitos problemas à vida marinha, por isso, na compra de detergentes e produtos de limpeza escolha os que têm símbolos de sustentabilidade.