As espécies de cetáceos mais comuns na costa algarvia são: Golfinho comum, Golfinho roaz, Golfinho riscado, Golfinho de risso, Orca e Baleia anã.
O Golfinho comum é a espécie de cetáceo mais abundante na costa algarvia e pode chegar a ter 2,3 metros e 100 quilogramas. São muito sociais e vivem até aos 25-30 anos. Como é comum na Natureza os animais mais pequenos vivem em comunidades maiores para proteção e os Golfinhos Comuns não são exceção. Como são das espécies mais pequenas vivem em comunidades grandes e às vezes é possível ver centenas de indivíduos juntos.
O Golfinho roaz é a espécie mais abundante do mundo, está presente em todos os oceanos e mares com ligação ao oceano. Podem chegar a ter 3,8 metros de comprimento e vivem até aos 40 anos. É supostamente o golfinho mais inteligente que existe e reconhecem-se a si próprios num espelho.
O Golfinho riscado é também um golfinho pequeno (2,6 metros e 160 quilogramas) que vive em grandes comunidades. Normalmente é observado em associação com outras espécies de pequenos golfinhos como o golfinho comum e são muito acrobáticos.
O Golfinho de risso é um grande golfinho que pode viver até aos 30 anos e ter 5 metros e 500 quilogramas. É possível estimar a idade destes mamíferos através da quantidade de cicatrizes dos seus corpos porque estas cicatrizes ficam esbranquiçadas devido à falta de pigmentação durante o processo de cicatrização. Preferem viver em habitats com grandes profundidades (400/1200 metros) e comem preferencialmente cefalópodes (lulas, polvos e chocos).
Agora vamos falar do maior golfinho do mundo, a Orca. Estes golfinhos gigantes no oceano Atlântico podem chegar a ter 8 metros e 7200 quilogramas. A gestação das fêmeas dura 14 meses e as crias nascem com 2,4 metros e 136 quilogramas. Podem viver até aos 90 anos e na costa portuguesa alimentam-se maioritariamente de atuns.
A Baleia anã é a baleia mais pequena do mundo, chegando apenas aos 10,7 metros de comprimento. Esta baleia é a mais comum na costa algarvia e é reconhecida facilmente devido às manchas redondas brancas que tem nas barbatanas peitorais. As baleias ao contrário dos golfinhos normalmente são animais solitários, no entanto, por vezes é possível ver dois ou três indivíduos juntos.
Além destes cetáceos às vezes também é possível observar outros animais marinhos como o peixe lua, que é o maior peixe ósseo do mundo podendo atingir os 2 metros de tamanho, a tartaruga comum e a tartaruga verde, que são espécies muito vulneráveis à poluição marinha, e algumas espécies de tubarões como o tubarão azul, o tubarão martelo e o tubarão frade.